quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cai neve no Peru! De Cusco a Lima

9.00 Am. Mota carregada pequeno almoço tomado e arranquei de Cusco. Tinha um longo caminho pela frente, se queria dormir em Nazca. Há muito tempo atras, encontrei um casal ainda na Bolivia a viajar desde o norte dos estados unidos, que me disseram que fizeram 12 horas de conduçao; vamos ver!
A estrada é boa.

O caminho é para sudoeste. Uma horas depois chego ao rio apurimac, o mesmo que fiz em rafting. Muito calor e muitos mosquitos. Paro só para eternizar o momento:


Continuo sempre sem parar... Vejo umas cordilheiras ao fundo, mas nao percebo as implicaçoes...
Começo a subir, a subir... quando olho para o GPS estou a 4700 m, outra vez. A nivel de efeitos da altitude, nao sinto nada, mas o frio.... bem o frio... O fato é muito bom e suporta bem o frio, mas o elo mais fraco vem sempre espreitar.

Quando fui roubado em sucre - bolivia, fiquei sem luvas. Umas belas luvas muito boas para o frio.
Claro que neste canto do planeta arranjar umas boas luvas de mota nao é facil; conclusao, comprei ainda em sucre, umas de motocross, a unica coisa que arranjei... finas, muito boas para guiar mas com calor. Ora sem sol, com -3 graus e isto durante algumas horas, pode dar mau resultado. So me lembrava dos sem dedos, os alpinistas. Quando a dor se tornou insuportavel, e toda a sensibilidade foi perdida de tal modo que nao conseguia travar com a mao e nao embraiava para mudar as mudancas, tive que parar, bem no alto da cordilheira, e por as maos no corpo.

Nevava um pouco e havia gelo na estrada.
Os dedos estavam roxos e ja nao mexiam. Cheguei a temer pelas pontas... mas nada se passou a nao ser estas ter tirado estas fotografias, nao havia vivalma:








Tendo saido tarde, (o sol ca nasce muito cedo e poe-se cedo tambem) sabia que iria ter que fazer alguma conducao a noite, se queria dormir em Nazca. Apesar da parte dos dedos e do gelo na estrada estava animado e cheio de energia. Passei algumas terras, vendo a energia a desvanecer no meio dos dedos roxos e congelados; estava so com o pequeno almoco na barriga e ja era tarde.
Mas sei que sou rijo, principalmente de estomago vazio por isso segui. A estrada sempre boa, algumas partes com curvas adrenalinosas.
Segundo o meu mapa, havia uma terra, pentencial para dormir - Poquio. Ficava a meio caminho, entre nazca e cusco, 6 horas de conducao. Com o sol a ir, os dedos a irem tambem, começo a ver a vida a andar para tras, e nazca cada vez mais longe. Finalmente comeco a descer e a temperatura a subir. Chego a Poquio. Feio e mau é o que me ficou na memoria de Poquio... Foge... Já era noite, quando crusei Poquio e a estrada passa de um belo e liso alcatrao para outro todo partido. Em vez de buracos, tinha o contrario; bocados de alcatrao no meio de um gigante buraco, isto durante 50 km... as vezes nem a 20 Km/h podia ir... noite e o gps marca 1500 m, 2000, 2500... Olho para os dedos e imagino as pontas a fugirem, todas roxas - apanha-nos se conseguires - a contorcerem-se no chao quais minhocas...
Por outro lado, com a minha natural vaipês, sabia que ia chegar a nazca, nem que guiando com um par de coutos na ponta dos braços.
O Esforço valeu a pena e cheguei a nazca inteiro. Foram as tais 12 horas de conduçao, 3 das quais no escuro.
Fiquei no hotel mais caro de toda a viagem, nada de especial.
9 am e arranco, para ver as famosas linhas e seguir a Lima.
Deserto de Nazca:
Há duas maneiras de ver as linhas. Ou de aviao, 75 USD, meia hora sobrevoando-as e de longe a melhor maneira, ou num andaime manhoso, na estrada. Depois do roubo da noite passada, fui ao andaime.

Cá esta ele, o andaime... 1 sole para subir

Quando parei para subira ao andaime, num espaço que há em frente para estacionar, fui abordado por varias familias para tirar fotos, e bombardeado por inumeras perguntas. Sempre muito simpaticos e mais interessados em mim e na mota que nas linhas de nazca em si. Senti-me uma verdadeira atraccao turistica e estive tentado a cobrar... houve propostas de casamento!
Da torre, pode-se ver 2 figuras, a mao e a arvore. Esta é a mao, nao se ve logo?

Esta é a arvore, ou sera a mao e a de cima a arvore ? nao da para perceber, muito menos as teorias que as linhas sao feitas por aliens... vi muitas declaraçoes de amor e incriçoes feitas em montanhas (cusco tem muitas) iguais a estas linhas... feitas da mesma maneira... até anuncios a restaurantes... realmente nao percebo, mas devo ser so eu...
Como se pode ver, a verdadeira atraccao turistica esta a ficar careca.

Mais do mesmo

Depois de ver e ser visto, arranquei com Lima como destino... estarei la 1 ou 2 dias e arranco para norte... estou muito atrasado.
Mas como tem sido sempre na viagem, acontece sempre alguma coisa, geralmente boa, que me desvia do plano geral, porque nada é planeado com mais que dois dias de antecedencia.
Encontrei um argentino, que esta a viajar desde o alasca ha 4 anos, solo de mota... bem, meio solo, visto ter sido regalado a pouco tempo com uma cachorrinha... Tivemos bastante tempo a conversa, e deu-me trinta mil dicas e contactos, uma delas de efeito imediato de seu nome Paracas, reserva nacional de paracas. Fica antes de Lima e disse para passar la uma noite.

Ca esta ele:
Depois de lonnngaaaa conversa, arranquei. Parei para por gasolina e ... mais MOTAS...
Uns porreiroes de Ica, uma terra a norte de nazca... mais muita conversa, por isso é que estou a ter dificuldades em cumprir timmings... Preciso de mais tempo, muito mais!! (indirecta, directamente a f6)
Convidaram-me a uma cerveja, que troquei por gatorade. Que saudades de pisteras... uma hornet, uma cbr 600 f e uma... R1 com escape completo... estes meninos foram vistos a fazerem uma recta de 1 km toda em cavalinho... dito por uma fonte independente...

Chega de conversa e vamos la a paracas... lindo...






Olhó pacifico...

Apos um passeio pela terra e areia da reserva natural de paracas, começou a busca por um sitio para dormir. Primeiro tentei acampar nas praias da reserva natural, mas o vento e o frio lembraram os ainda sofridos rolinhos de carne das pontas dos bracos, que se negaram a montar a tenda. Depois fui ao pueblo pequeno, que tudo o que tinha, estava cheio. Segui para um hotel perto do pueblo, mas so tinha quartos triplos... mau... queres ver que vou ter mesmo que dormir ao frio e vento??? segui para pisco, 20 km norte, mas saí tao depressa como entrei... mais tarde soube que foi sensato, visto ser bastante perigoso. Acabei a pagar ainda mais, no tal quarto triplo.
Qual o Problema ??? Dia da naçao do Peru e feriados nacionais, nos dois dias seguintes... tudo cheio e a preços mais que inflacionados. Dormi mal, tive pesadelos com Soles (a moeda nacional).
No dia seguinte arranquei cedo, para Lima, estava mais ou menos a 250 km. Estrada boa, deserto de um lado e pacifico do outro. Uma paisagem diferente... for sure...

Pacifico na esquerda e deserto na direita

Cheguei facil e rapido a lima. Dei umas curvas erradas e senti-me no meio de uma favela... Lima tem 7 milhoes de habitantes e fora do centro é perigoso e mesmo no centro... (no hotel deram-me um mapa e marcaram os limites onde podia andar a pe em segurança... nao tenho muita margem e o hotel fica mesmo mesmo no centro).
Perguntei pela centro e parei na praça san martin para ver o mapa e um policia muito simpatico veio ajudar-me... conversa, de onde e para onde vou, quem sou qual o planeta de origem... as perguntas habituais feitas a astronautas... 5 minutos depois fazem-me uma rodinha...


15 minutos depois, era o heroi da zona, rodeado por mais de 50 pessoas, pediram para tirar o capacete, tudo muito simpatico, perguntas da praxe e grandes abraços de boas vindas... fotos comigo e nao faltaram propostas de casamento... pela segunda vez...

5 comentários:

  1. Amigo

    um grande e continuação de uma boa viagem, caso haja casamento nao t esqueças de mandar convite.
    claro que estou a falar de casamentos entre GSs

    um abraço
    Rui Baltazar

    ResponderEliminar
  2. talvez o melhor post ate agora...muito bom...que loucura de aventura! Grande abraço

    Krepes

    p.s.: Amanha de manha vou a Coimbra talvez fazer um negocio trocar a minha mota por uma R850GS

    ResponderEliminar
  3. Vais sair daí casado. Tens é de poupar os dedos para a aliança :) Alpaca é o segredo. Duas duzias de luvas deve ajudar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Hahahah muito bom!!!!
    Estás um verdadeiro galã a partir corações, e a deixar n donzelas agarradas ao lenço enquanto te miram a cavalgar em direcção ao por do sol. Muita bem!

    Sim e tem lá calma com os teus apendices, que a malta ainda te quer apertar a mão quando voltares, e outra vez sim, também vais precisar deles para a aliança!

    Grande abraço!
    J

    ResponderEliminar
  5. Lindo!!! Adoro a versão de heroi da terra...lol
    Continuação de boa viagem!!
    Bjs

    ResponderEliminar