sexta-feira, 17 de julho de 2009

Peru rafting em Apurimac

Cheguei a cusco... a gringolandia. Tudo bonito, tudo arrajado, lindo de morrer... mas vendeu a alma ao diabo.
Parti de copacabana na Bolivia as 8 am. Mal entrei no Peru deu para sentir diferença. Estrada boa, bem sinalizada, muitas bombas de gasolina.... Easy riding... Tinha 600 Km até cusco pela frente, o meu objectivo era faze-los todos de seguida. Na fronteira tive o azar de apanhar 2 autocarros cheios de gringos antes de mim... filas e filas para carimbar o passaporte e ainda tinha que tratar da papelada da mota.

Carimbado o passaporte, a papelada da mota foi rápida, nem tive que mostrar o seguro (obrigatorio no Peru, ao contrario da Bolivia) apenas perguntaram se tinha e acreditaram na minha palavra. Com tudo, foi uma hora e meia.

Vim sempre a 120 Km h coisa inedita nesta minha viagem, acabei por chegar a cusco a horas decentes. Foi uma viagem mais que tranquila com boa vista.
Arrangei um hostel barato, deixei a mota na recepçao, sem problemas.

No dia seguinte, a passear encontrei uns amigos antigos de la paz, que ja os tinha encontrado tambem em copacabana.

-Amanha vamos fazer rafting, queres vir ?
-Why not! respondi eu...

8:30 de segunda feira no ponto de encontro, na praça mais central de cusco (plaza de armas) tudo dentro do bus para 4:30 horas de viagem até ao ponto de partida.

Sao 3 dias de excusrsao, com acampamento na margem do rio em 2 noites... O rio, Apurimac, considerado um dos top 10 rios do mundo para rafting, apenas navegavel de junho a septembro, altura em que o nivel de agua esta baixo o suficiente. Sao 45 Kms de percurso, com rapidos de classe 2, 3, 4 e 5 (sendo classe 5 o mais dificil que é comercialmente navegavel, ainda há classe 6 mas é considerado nao navegavel).

Nada a ver com a banheira em que eu e as chicas navegamos no principio da viagem em iguazu... esse era class 1...
Foi uma experiencia brutal cheia de adrenalina... para repetir...


No primeiro dia, em aguas flat, viramos o raft para treino


Almoço no segundo dia, com a Fran:

Ben, Autraliano e o Joe, irlandes... os meus amigos de la paz e compacabana

Um rapido classe 3


2 dia no acapamento...


Este rapido acho que é classe 4... houve pior

Este acho que é classe 5...


Aqui viramos de proposito... just for adrenalin...





No fim, o grupo todo


5 comentários:

  1. boas

    um grande abraço e continua a curtir.
    Rui Baltazar

    ResponderEliminar
  2. Cada vez que cá vimos somos sempre surpreendidos com mais um momento de adrenalina. Agora falta-te o Inca trail para Machu Picchu. Não te esqueças de trazer a t-shirt "I survived the Inca trail" :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Hahahaha Vagamundos... infelizmente o inca trail tem que se marcar com muito tempo de antecedencia e como ando a viajar ao sabor do vento, nao tenho datas para nada... mas sim, machu picchu esta a chegar...

    Obrigado pelos vossos posts, dao sempre muita energia!! principalmente porque estao na vossa viagem tambem!

    ResponderEliminar
  4. Eu até tenho vergonha de lembrar isto... mas lembras-te daquele rafting na República Checa? Ahahah, ridículo, ao lado deste... mas foi um dia muito bem passado.

    Epá Rodrigo... continuas em grande, não te acompanhei durante umas semanas, como sabes também andei por aí a "peregrinar", eheh... e agora que aqui volto, aumenta o meu Invejómetro para níveis muito pouco recomendáveis. :))))

    Grande abraço, deixa-me lá pôr o resto dos posts em dia!
    Jorge

    ResponderEliminar