sábado, 27 de junho de 2009

Solo... Again!!

Ainda pela Bolívia, mas a solo, enfrentando todos os demónios sem costas quentes. Metade deles já estão mortos e enterrados, mas ainda sobrevivem alguns.

O pior deles é que não tenho ninguém a quem pedir fotos para por no blog!!! GRRRRR

O Owen tem o voo de volta marcado para Fevereiro de 2010, o Pete, não tem data para chegar a casa, mas aqui o Vaipe já ouve o chamamento, não por vontade mas por 'obrigação'.. tudo tem um principio, um meio e um fim.

Pela grande diferença de timmings, tivemos que nos separar, eles podem dar-se ao luxo de passar um mês numa cidade, eu não.

Talvez mais tarde nos encontraremos...

Deixei Sucre há 4 noites atrás com destino a La paz. Já me estava a sentir preso, passei 10 noites em Sucre.

Tive grandes experiências, desde o assalto que já contei, até ter conhecido uma banda de rock Boliviano, Canto del Sur, muito famosos cá, que me convidaram para casa de um deles. Foi qualquer coisa... tenho um cd autografado, dedicado e tudo!

Saindo de sucre fui para norte até aiquile (capital mundial do fabrico do charango, um instrumento típico de cá, que soa muito parecido ao cavaquinho Português) onde dormi nesta pacata vila. Apanhei o San juan, costume herdado dos espanhois, onde fazem fogueiras, atiram água uns aos outros e rebentam muitas bombinhas de Carnaval.

A estrada até aiquile foi 40% alcatrão bom (afinal há alcatrão!!!) e 60% de estrada típica boliviana com rios e tudo. Solo, no prob at all!!!

De manhã arranquei para oeste, com destino incerto. Sabia que queria ir para La paz, sabia que não chegaria neste dia e que tinha que dormir algures. Cochabamba é uma grande cidade que fica no caminho, mas disseram-me que era perigosa e não tinha nada de interesse por isso decidi não parar...

Um par de horas depois começo a ficar preocupado, nada de sítios para dormir, la paz a 300 km's, eu cansado e a noite a chegar. Paro numa terra que me parecia grande no mapa, caracollo e pergunto por alojamento...

cruzamento, esquina à esquerda, rua a baixo e la vejo o alojamento do turista... paro a mota um pouco mais a baixo e do outro lado da rua e entro num buraco com o meu traje normal de astronauta.

Mal entro, como disse, num buraco, sou 'atacado' por 5 locais bêbados, de mão estendida, a fazer perguntas em bubadês versão boliviana... quando bêbados, digo a cair de bêbados... Os dormitórios mais o ambiente, parecia saído de um filme de terror. Fugi literalmente dali e descobri que nesta terra não havia mais nenhum sitio para dormir.. FOGEE!!!

Comecei a ficar mais preocupado pois já estava mesmo lusco fusco e segundo o mapa, não havia nada grande entre caracollo, onde estava e La paz.

No mapa, vi uma cidade grande a sul de caracollo, Oruro, apenas a 40 Km's.
Voltei para trás e apanhei a estrada para Oruro (boa).

1 hora ás voltas e lá encontrei o hostel recomendado pelo Lonely planet, com um patio interior de fácil acesso para por a mota e...

Uma BMW 1150 estacionada lá.... yeahhhh

Nessa noite jantei com o Nico e com a Marina; provavelmente vamos encontrar em la paz, apesar de eles depois seguirem directo para casa do nico (já fizeram o Peru) em Quito, no Equador. Em principio já tenho casa em Quito!!!

Segunda noite, mais uma mota no hostal, desta vez um Americano numa KTM LC8. Jantamos, um grande porreirão... mas segue para sul, eu norte, por isso...

Hoje de manha arranquei tranquilamente para La Paz, onde estou agora.

Devo ficar cá uns dias, há muito para ver... depois... PERU!

4 comentários:

  1. Inveja (por uma viagem tão "louca"), satisfação (por estar a ser reportada), ansiedade (por novos posts)...são os três sentimentos predominantes neste momento da minha parte.

    ...Cá fico à espera de mais!

    Continuação de boa viagem!

    ResponderEliminar
  2. tenho te acompanhado pelo google earth esses trilhos que vais falando devem ser o fim do mundo...Boa Viagem

    EL Krepes

    ResponderEliminar
  3. Grande Rodrigo, deixa para trás os maus momentos vividos, vais ver que irão ficar na tua memória como uma marca indelével da tua aventura.
    Infelizmente não és o primeiro nem o último motociclista Tuga a ser assaltado na América do Sul. Antes de ti já o foi o Gonçalo Mata e o António Queirós. Vê as coisas pela positiva. Continuas a rolar e aos poucos o teu astral estará novamente no pico.
    Continua as tuas excelentes crónicas e mantém aceso a nossa sede de aventura.
    Um abraço
    António Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Viva Rodrigo.
    O meu nome é Santiago e deduzo que já conversamos pelo telefone. Estou a fazer uma viagem pela América, numa Suzuki V-Strom e neste momento estou na Argentina... por onde páras agora?
    Espero que esteja tudo bem contigo e se precisares de alguma ajuda, não hesites em contactar-me.
    O meu mail é s.santiagomarquez@gmail.com e o meu blog é www.argentinalaska.blogspot.com
    Desejos de uma boa viagem e boa sorte... cuida-te, ok?
    Um grande abraço e boas curvas... cuidado com os maus caminhos e preserva os bons amigos que se cruzam no teu caminho..
    Um bem-haja para ti!!
    Cumprimentos especiais...
    Santiago Marquez

    ResponderEliminar